Solução de automação da produção têxtil reduz em até 40% o uso de plástico
Embaladeira automática de rolos EWB700 - iConcept Packing, desenvolvida pela empresa catarinense Delta Máquinas Têxteis, é aplicada principalmente à embalagem de rolos de malha ou tecido
A crescente preocupação com a poluição e a necessidade de soluções sustentáveis impulsionam o desenvolvimento de novas tecnologias para os setores produtivos. Com a Indústria 4.0 cada vez mais presente, equipamentos inteligentes têm se destacado não apenas pela produtividade, mas também pela eficiência na economia de matérias-primas e na redução de desperdícios. Um exemplo é uma embaladeira automática desenvolvida pela Delta Máquinas Têxteis, de Pomerode (SC), que alia automação de ponta à sustentabilidade na indústria têxtil.
O diferencial do equipamento no que tange à sustentabilidade é sua capacidade de reduzir em até 40% o consumo de plástico utilizado para embalagem de rolos de malha ou tecido. Essa economia é possível graças a um sistema inteligente que emprega sensores a laser para determinar com precisão a quantidade exata de plástico necessária para embalar cada rolo, considerando seu diâmetro. Assim, evita-se o desperdício causado por rebarbas e uso excessivo de material.
A urgência por soluções sustentáveis na indústria fica evidente diante dos dados alarmantes sobre poluição plástica. De acordo com um estudo global realizado pelo Ipsos para o WWF e a Plastic Free Foundation, 85% das pessoas entrevistadas defendem a proibição desse tipo de resíduo, diante de um cenário em que mais de 70% da poluição dos oceanos é causada por plásticos descartáveis. O Brasil, sozinho, despeja anualmente até 3,4 milhões de toneladas de resíduos plásticos no mar, impactando ecossistemas e populações costeiras.
"Nosso compromisso é desenvolver tecnologias que atendam às necessidades da indústria, trazendo inovações que aumentem a produtividade sem comprometer a sustentabilidade. A nossa embaladeira é um exemplo de como a automação pode contribuir para a eficiência operacional e a redução de desperdícios, algo fundamental para um setor que busca competitividade e responsabilidade ambiental", destaca Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta Máquinas Têxteis.
Além da eficiência na economia de plástico, a máquina desenvolvida pela empresa catarinense, com tecnologia 100% brasileira, se destaca por sua alta capacidade produtiva. O equipamento consegue embalar, pesar e etiquetar até 240 rolos de malha ou tecido por hora. Além de ser ideal para processos contínuos através da integração direta com revisadeiras de tecidos, a máquina também pode ser utilizada para embalar outros materiais, como papel, laminados e não tecidos, ampliando suas aplicações industriais.
A solução também permite a incorporação de funcionalidades opcionais, como sistemas automáticos de pesagem, esteiras de abastecimento frontal ou lateral, descarregamento automatizado, impressão e aplicação de etiquetas, além de projetos personalizados para atender diferentes demandas do setor.