18/02/2025

OEE e RNC: indicadores essenciais para a eficiência e qualidade na indústria têxtil

Investimento em automação e equipamentos atualizados ajudam a melhorar os resultados apresentados em análises como essas 

Na era da Indústria 4.0, o uso de indicadores de desempenho tornou-se indispensável para empresas que buscam maximizar a produtividade e manter a qualidade de seus processos. Dois desses indicadores se destacam no setor têxtil: OEE (Overall Equipment Effectiveness) e RNC (Registro de Não Conformidade). Eles ajudam a monitorar a eficiência operacional e a garantir produtos com altos padrões de qualidade.

OEE é uma ferramenta que mede a eficiência geral dos equipamentos. Ele combina três fatores: disponibilidade, performance e qualidade. Essa métrica fornece uma visão clara sobre o quanto um equipamento está realmente entregando em relação ao seu potencial máximo. No setor têxtil, por exemplo, o OEE ajuda a identificar gargalos na produção, perdas de tempo e problemas que afetam a produtividade.

Já o RNC é um sistema que documenta problemas encontrados durante o processo produtivo ou em produtos finais e ajuda na gestão de qualidade da empresa. Esse registro é essencial para identificar as causas e implementar soluções corretivas ou preventivas imediatamente. Outro aspecto importante do RCN é identificar o maquinário associado às não conformidades, analisando desde o tipo de serviço realizado até o custo por hora de sua utilização. Isso permitirá rastrear quais equipamentos devem ser substituídos por alternativas mais modernas e eficientes.

“Para empresas têxteis, o OEE e o RCN são verdadeiros termômetros da produtividade. Eles permitem identificar, registrar, medir e entender onde estão as perdas e como corrigi-las. Isso se traduz em aumento de produção e competitividade no mercado”, destaca Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta Máquinas Têxteis.

A empresa de Pomerode (SC) é especializada em soluções para automação industrial e vem se destacando ao oferecer tecnologias que ajudam as indústrias têxteis a superar desafios operacionais. “Nossa missão é auxiliar o setor a eliminar gargalos, melhorar a qualidade e aumentar a agilidade na produção. Quando a empresa aplica os indicadores de desempenho, ela pode observar ótimos resultados conquistados com o auxílio de máquinas que entregam produções sem erros”, ressalta Kreutzfeld.

Ao investir em alto padrão de tecnologia, as indústrias têxteis têm a oportunidade de melhorar seus processos e alavancar seus resultados. A automação, alinhada aos indicadores como OEE e RNC, garante maior eficiência, reduz desperdícios e contribui para a manutenção de padrões elevados de qualidade do mercado.


Legenda: A Delta Máquinas Têxtil é especializada em soluções para automação industrial
Créditos: Divulgação Delta Máquinas
Legenda:
Créditos: Divulgação Delta Máquinas