26/03/2025

Manutenção preventiva proporciona previsibilidade de gastos e de paradas na indústria

Redução de falhas, mais segurança e maior vida útil dos equipamentos também são ganhos que impulsionam a eficiência produtiva, segundo especialista em máquinas para o setor têxtil 

Na indústria, onde a eficiência da produção depende diretamente do bom funcionamento das máquinas, a manutenção preventiva deve fazer parte da estratégia de atuação das empresas. A falta desse planejamento pode resultar em falhas mecânicas inesperadas, obrigando as empresas a investirem em reparações emergenciais, muitas vezes mais caras e demoradas. Os prejuízos causados pelas paradas inesperadas variam a cada área da indústria, considerando o downtime e tipo de produção. De acordo com o “The True Cost of Downtime 2024", da Siemens, as empresas listadas na Fortune Global 500, perdem US$ 1,4 trilhão anualmente, nos últimos cinco anos, para o tempo de inatividade não planejado, o que equivale a 11% de suas receitas anuais. 

De acordo com Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta da Delta Máquinas Têxteis, empresa que oferece soluções para a  automação de um dos principais setores de transformação do Brasil, a prevenção evita paradas inesperadas, reduz custos operacionais e prolonga a vida útil dos equipamentos, garantindo um fluxo de produção mais estável e eficiente. Para ele, a capacidade de evitar imprevistos pode ser o diferencial para manter a rentabilidade da indústria.

"Toda máquina necessita de manutenção e, muitas vezes, de manutenção corretiva, o que gera gargalos e prejuízos para as empresas. Afinal, uma máquina parada é sinal de produção atrasada. É nesse ponto que uma assistência técnica faz a diferença, porque se a empresa tiver uma programação correta de parada de máquina, não vai haver prejuízo, já que essa parada foi planejada de maneira que a produção não sofra impacto. Além disso, a manutenção preventiva proporciona maior durabilidade e resistência dos equipamentos. As empresas devem ver a assistência técnica especializada como um investimento e não um custo", destaca Kreutzfeld. 

Com sede em Santa Catarina, a Delta Máquinas Têxteis oferece ao setor têxtil um amplo portfólio de equipamentos de alta tecnologia, promovendo a digitalização e a eficiência produtiva.

Mais segurança

A implementação de um plano estruturado de manutenção preventiva também melhora a segurança no ambiente industrial, conforme destaca o CEO da empresa. Equipamentos desgastados ou mal regulados podem representar riscos de acidentes para os operadores. Com inspeções regulares e ajustes preventivos, é possível reduzir a ocorrência de falhas que possam comprometer a integridade dos trabalhadores e o andamento da produção. 

Outro fator essencial para garantir a eficiência da manutenção preventiva é o uso de tecnologias especializadas. Softwares de gestão de manutenção auxiliam no monitoramento do desempenho dos equipamentos, permitindo que as indústrias identifiquem padrões de desgaste e realizem intervenções antes que os problemas se agravem. Aliados às máquinas inteligentes da Indústria 4.0, esses sistemas aumentam a previsibilidade e reduzem desperdícios.


Legenda: A Delta oferece soluções para a  automação de um dos principais setores de transformação do Brasil
Créditos: Divulgação/Delta